"A primeira foi a marmota. Estava inteira, e então estava em dois pedaços. Ambos se contorciam e sangravam. Barbie parou, a boca aberta com a articulação do maxilar subitamente frouxa. Foi como se a lâmina de um guilhotina invisível tivesse caído. E foi então que, diretamente acima da marmota cortada, o pequeno avião explodiu."
Conheci Under the Dome através da série que estava para começar, o enredo me atraiu bastante, e foi na mesma época que eu estava começando a ler Stephen King, e a série anunciava que era baseado em um de seus livros. Assim que a série começou, me empolguei bastante em como a coisa andava e resolvi comprar o calhamaço que é o livro, queria saber o que aconteceria antes da série atualizar. Porém, antes de eu começar o livro a série começou a desandar da pior maneira possível (chegou a ser cancelada na sua terceira temporada), o que fez eu perder completamente a vontade de ler, mesmo que as adaptações não sejam fies aos livros. Depois de anos parado, e incentivos de amigos que leram, que resolvi dar uma nova chance a ele.
"Não houve tempo para ver mais. Não houve tempo para nada. O Seneca explodiu ainda na rodovia 119 e fez chover fogo no campo. Também choveram pedaços de corpos. Um antebraço fumegante- de Claudette- pousou com um ruído surdo ao lado da marmota perfeitamente dividida . Era 21 de Outubro."
Chester's Mill é uma cidade pequena, no interior do Maine, que do dia pra noite, acorda completamente isolada por uma grande redoma, um campo de força invisível. Nada nem ninguém consegue atravessá-lo, aviões explodem, tudo o que ficou em suas divisas foram estraçalhados, pessoas que trabalham em cidades vizinhas foram separados de seus familiares. A cidade fica completamente sem saída, deixando seus moradores e visitantes completamente desnorteados, sem saber o que o causou aquilo ou quando vai embora.
Como uma cidade de interior, Chester's Mill não tem tanto recurso assim para manter as pessoas isoladas dentro do domo, não por muito tempo. Logo que o domo é percebido pelas pessoas, várias pessoas, sem a menor explicação, morrem, deixando o resto da população surtados, hospitais lotados, e logo o caos é instaurado. O Domo causa outros problemas que também estão perturbando as pessoas, e é quando um político, grande conhecido da cidade "Big Jim" Rennie, resolve comandar a cidade. Big Jim é um pessoa muito autoritária, que resolve impor o seu modo de vidas as pessoas, porém ele é muito respeitado na cidade, por ser um "cidadão de bem", mas ninguém conhece sua verdadeira índole. Mas Dale Barbara, um veterano de guerra, promovido a coronel num momento delicado a cidade, vai bater de frente com Big Jim, para acabar com o autoritarismo que está se instalando, mas Big Jim fará o que for necessário para permanecer no poder. Enquanto isso a cidade sofre para descobrir o que está acontecendo e como destruir a redoma.
"ATENÇÃO! AQUI FALA A POLÍCIA DE CHESTER'S MILL! ESTA ÁREA ESTA SENDO EVACUADA! SE ESTÁ ESCUTANDO, VENHA NA DIREÇÃO DA VOZ! ESTA ÁREA ESTÁ SENDO EVACUADA!"
Se você já viu a série, ela pouco tem a ver com o livro; apenas bem no começo, a coisa da redoma cair. Até os personagens tem sua história e personalidade que diferem livro e série. A história foca muito na relação das pessoas diante de uma situações extremas. Porém o livro é bem interessante, como é um livro com mais de 900 páginas, ele consegue ser bem detalhado, e mesmo sendo tão grande, ele consegue manter o suspense ; a investigação em torno do grande mistério é bem feita e também suas relações. Porém, contudo e toda via, sem muitos spoilers, foi um dos piores final de livro que eu já li, me pareceu que ele se preocupou demais na construção da narrativa que nem se preocupou com o real motivo do domo estar lá. Então é isso!!!
Outras resenhas de livro do Stephen King:
Título Original: Under the dome
Autor: Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 954
Brochura
Nenhum comentário:
Postar um comentário