[RESENHA]: O Iluminado #1


O clássico dos clássicos do mestre do Terror, Stephen King. De 1977, "O Iluminado" vem angariando fãs até hoje, por parte também o filme que também se tornou um clássico pelas mãos do Stanley Kubrick, mas que a adaptação não agradou muito o King.

Todo grande hotel tem um fantasma. Por quê? Diabos, as pessoas vêm e vão...

Jack Torrance consegue um emprego de zelador, após perder seu último, no grande Hotel Overlook, durante o inverno, época em que ele fica vazio por causa das grandes nevascas que assolam a região, dificultando a entrada e saída de pessoas do hotel. Jack resolve aceitar ,pois depois de perder seu último emprego, resolveu parar de beber e escrever um livro, e um lugar isolado seria o melhor lugar para que isso aconteça. Porém Jack tem um filho e uma esposa que vão junto com John, passar essa temporada, até porque o hotel estará fechado e não terá absolutamente ninguém.

Danny Torrance, filho de Jack, não é uma criança comum, é um iluminado. Danny tem um sentido mais apurado para as coisas e vê coisas que as outras pessoas não conseguem, ninguém sabe, os pais só acham que o filho é diferente das outras crianças. porém o Overlook atiça algo diferente  em Danny.

O Overlook também é um tanto incomum, o hotel é muito antigo e já passou na mão de vários donos, e ao longo dos anos várias pessoas morreram dentro dele. Há também casos de suicídios, onde inclusive uma das recomendações era que eles não entrassem em um dos quartos, onde uma ex-funcionária havia visto alguém que já estava morta. Durante a estadia de sua família, Jack começa a descobrir a história do hotel, como o último zelador que residiu durante o inverno, e que matou as duas filhas, sua mulher e depois se matou. O hotel enlouquece as pessoas e Jack percebe que o imenso hotel aos pouco consegue mexer com ele e com sua família, mudando a relação deles de forma extremamente sombria, remexendo com assuntos do passado e trazendo a tona o pior dentro deles.


Considero o livro e filme muito bons, porém eu entendi por que o Stephen King não gostou. O livro e filme tem uma pegada e focos diferentes, o livro é mais focado na relação de iluminado mesmo de Danny, da sua ligação com o hotel e na sua relação conturbado com o pai, e sua mãe que o protege. Já o filme é mais focado no hotel e sua história, em como o Overlook está afetando os atuais moradores deles e os enlouquecendo, deixando de lado o objetivo principal do livro que é a criança, e deixando o Jack como o personagem principal, esquecendo que quem dá o nome ao livro é a criança. Mas de qualquer modo os dois são bons e clássicos que são lembrados até hoje.

Outras resenhas do Stephen King: *Cujo
                                                  *Joyland

Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 463
Brochura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário