[RESENHA]: O Jardim Secreto


Filme popular da sessão da tarde para quem nasceu no final dos anos 90, e que anos depois eu descobri que era um livro e resolvi ler pela nostalgia que aquela história me trazia e com isso descobri esse livro lindo (que chega a ser pedidos em algumas escolas no Brasil, por ter sido traduzido pela Ana Maria Machado, autoras de vários clássicos infantis nacionais), isso sem contar as ilustrações maravilhosas.

O livro trás a história de Mary Lennox, que mora na Ìndia e não recebe muito amor dos pais, com isso se tornou uma garotinha muito amarga. Ao longo dos seus 10 anos, Mary foi muito mimada pelos empregados da casa, que tinham muito medo da menina, a ponto de trocarem a roupa dela. Num surto de cólera que se abate na Índia na época, acaba por matar muita gente e a doença acaba levando seus pais e boa parte dos empregados da grande casa, fazendo com que Mary tenha que ser levada para Inglaterra onde irá morar com seu tio, seu parente mais próximo.


Ao chegar a Inglaterra, Mary logo percebe que sua vida irá mudar bastante, principalmente pela cultura do pais que é outra. Mesmo a mansão do seu tio tendo muito empregados, nenhum deles estava ali para satisfazer os desejos da menina. Ninguém na nova casa parece se importar muito com Mary, apenas lhe oferecendo o básico e ninguém parecia ceder aos seu caprichos, é quando Mary conhece Marta, uma jovem empregada que foi contratada para trabalhar na mansão; Mary logo se espanta com a bondade da moça, que descobre que a menina mal sabe se vestir direito e nunca teve amor realmente de ninguém e trata a menina com carinho, mesmo ela sendo tão mal humorada.

Marta logo começa a conversar com Mary e começa a conhece-lá melhor, assim também fazendo a conhecer melhor o lugar onde ela mora agora. A menina começa a explorar o lugar e logo descobre que a casa tem vários Jardins, porém um deles está trancado; em conversa com um dos jardineiros ela descobre que o jardim está fechado a mais de 10 anos, desde que a mulher do seu tio morreu. A menina muito curiosa, e mudando do seu jeito de ser, em seguida acha, em meio a suas andanças pela propriedade, uma chave que abre o jardim secreto, e com a ajuda de um novo amigo (irmão mais novo de Marta) e um primo que passa o dia inteiro na mansão por ter a saúde muito fragilizada, passam a visitar e reconstruir o jardim, para que ele floresça novamente.


O livro, como eu disse anteriormente, tem um filme, clássico da sessão da tarde, que consegue ser em partes bem fiel ao livro, alterando poucas coisas no enredo original. O filme que marcou muita gente é bem emocionante, seguindo essa linha do livro e tem questões como amizade, família e amadurecimento bem fortes,o tipo de livro que seria um bom presente para qualquer idade.

Título Original: The Secret Garden
Autora: Frances Hodgson Burnett (Tradução Ana Maria Machado)
Editora: Salamandra
Páginas: 280
Brochura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário