[RESENHA]: Legado #3


TODO COMEÇO TEM UM FIM.
ESSE SERÁ O LEGADO.

SILO apresentou o abrigo e seus habitantes.
ORDEM contou a história de sua formação.
LEGADO relata sua ruína.

CONTÉM SPOILER DOS DOIS PRIMEIROS LIVROS DA SÉRIE:

O final da linha, último livro da trilogia iniciada em Silo, que revela o desfecho da distopia apresentada por Juliette. Comecei a um tempo atrás com essa história por achar a premissa distópica bem interessante. Os dois primeiros volumes dessa série já encontram-se com resenhas aqui no blog.

Dando continuidade aos acontecimentos do primeiro livro, e parte do segundo, já que ORDEM vem apresentando o inicio e não segue a risco a ordem cronólogica, mas que no fim das contas dá para assimilar bastante a questão do enredo da história contada. Conectado ao final do primeiro livro, assim que Juliette retorna ao Silo 18 e é eleita prefeita. Seguindo sua visão política de que todos devem estar cientes de toda história dos silos, ela segue cumprindo suas promessas, o que a faz enfrentar grandes dilemas e desafia, como sua promessa de resgatar Solo e as crianças que ficaram nas ruínas do 17. Sua idéia é escavar um buraco que conectasse o 17 ao 18, porém isso desencadeia um grande conflito interno, onde acaba, por certos ideiais antigos de como funcionava o silo, de gerar uma guerra, que surgem por ideologias contrárias a da então prefeita.

De um outro lado, o livro também se conecta ao segundo livro, o ORDEM, seguindo pelo Silo1, onde Donald tenta descobrir o que está acontecendo com os outros Silos, os que já se rebelaram; já que o Silo 1 é quem comanda os outros silos, como silo principal, o PRIMEIRO SILO. Juliette e Donald então começam por gerar um outro conflito, já que ambos descobriram coisas que não os agrada, partindo de escolhas feitas pelo outro, criando mais disputa de poder, mesmo que de tão longe. Todos esses conflitos gerados vão ocasionar sérios riscos a vida dos silos, e cada escolha compromete a vida de toda essa nova sociedade.

O desfecho de LEGADO resolve todos os nós soltos deixados dos outros livros, e conclue a série de forma grandiosa, porém ainda sofre do mal dos outros livros, que fica como característica de escrita do autor, que no caso é uma certa enrolação na metade da história, fazendo o final épico muito curto. A trama gira ao entorno de picuinhas que são resolvidas facilmente, porém até chegar a conclusão, se vão muita encheção de linguiça. O último livro da série é o menor dos três, o que me causou muito espanto, pois isso não é comum. E para os fãs da série o final pode dividir muitas opiniões.

Os primeiros volumes da série:


Título Original: Dust
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Páginas: 365
Brochura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário