[RESENHA]: Ordem #2

ALGUNS SEGREDOS JAMAIS DEVERIAM SER DESENTERRADOS.



Depois do primeiro livro, como eu já tinha a trilogia completa, logo peguei ORDEM para ler. Continuação de Silo, Ordem vem tratar de outros causos no que se refere ao mundo criado por Hugh Howey, que destrincha mais um pouco dessa distopia louca. Com as mesmas proporções em números de páginas como o primeiro, a expectativa era grande, já que ficaram muitos pontos em aberto da primeira leitura, e muitas perguntas a serem respondidas.

Silo, primeiro livro da série, trata de contar uma história muitos anos após os Silos serem introduzidos na vida daqueles humanos. Gerações e gerações tinham vivido em baixo da terra, e não tinham nem idéia do que encontrar lá fora, apenas o medo os mantinham ali, o medo do desconhecido. Porém, sua continuação já trata-se de antes, o que levou o mundo a ficar daquele jeito, como tudo se sucedeu a ponto de chegar onde chegou; o deslocamento de milhares de pessoas para cidades subterrâneas a fim de sua sobrevivência. As decisões políticas que levaram a construções dos Silos é o foco principal do livro, intercalando presente e futuro, com a finalidade de mostrar o quão problemático tinha se tornado essa nova ordem.

Donald, um deputado recém-eleito, num mundo ainda como o conhecemos hoje, entra em um projeto secreto do governo, motivado por interesses pessoais do Senador Thurman. O enredo começa antes da instalação do que vão chamar de Silo 1, e parte para o que, por um projeto de poder, tornou-se o "futuro". 

Fora de uma ordem cronológica, a sequencia de Silo relata uma realidade não muito distante da nossa, e faz uma crítica política, onde mostrar que o interesse ao poder se sobressai a vida das pessoas. Intercalando dois momentos, a reflexão sobre como decisões mau intencionadas levam a consequências irreversíveis. O ritmo é o mesmo do primeiro livro, onde as vezes pode parecer meio monótono, mas em seguido o autor nos leva a um plot twist, o que acelera a trama e fecha de um modo bom.

Livro 1: Silo



Título Original: Shift
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Páginas: 502
Brochura


Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário