[RESENHA]: Auggie & Eu

Três histórias Extraordinárias
Quem aqui não se emocionou com a história de Auggie Pullman em Extraordinário??? Pois é, acontece que o universo que permea o livro não parou naquela edição. Tendo em vista que tinha muito mais histórias para contar, a autora R.J. Palacio, vendo que os fãs, principalmente no pós-filme, ficaram sedentos por mais Auggie, resolver abranger mais esse mundo criado por ela para não deixar morrer a linda história do menino.

Auggie e eu trás três contos narrado por três personagens diferentes, que já tinham sido apresentados em Extraordinário: Julian, Christopher e Charlotte. Nesses contos cada narrador vem trazer o seu ponto de vista das histórias que foram contadas em Extraordinário pela visão de Auggie, trazendo uma nova perspectiva e pensamentos, mostrando inclusive momentos onde o Auggie não aparecia, trazendo algo novo para os leitores. 

No primeiro conto: "O capítulo do Julian", narrado pelo próprio, mostrando seu ponto de vista um tanto quando contrverso, partindo do livro principal, onde Julian era um garoto mal para o Auggie e por várias vezes fazia bullying com ele. O capítulo começa desde quando eles se conheceram e entramos na cabeça para sabermos porque dele ser tão mal e polêmico.

No segundo conto, "Plutão", vem a tona o passado, mas aprofundado do que no primeiro livro, e quem narra esse é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Um grupo de mães grávidas se reunião quando esperavam seus bebês, mas quando eles nasceram todas as mães se afastaram da mãe de Auggie por ele ser diferente, e apenas a mãe de Christopher ficou do seu lado. Assim os meninos cresceram juntos e Christopher nunca foi exposto ao preconceito enraizado na sociedade.

Já no último, Shingaling, narrado por Charlotte, vem contar a versão da menina mais popular do colégio, já apresentada em Extraordinário, ela era uma das crianças escolhidas para apresentar a Auggie a escola, junto do Julian e Jack. Ela narra a principal tarefa de ser amiga de Auggie e ser amiga das outras crianças, já que os outros alunos não aceitavam muito o Auggie, e ela tentando manter sua popularidade. Ela tenta ao máximo contornar a situação, se tornando amiga de Auggie.

Assim como em Extraordinário, a mensagem que o livro passa, de como o preceito já dizia: "não basta ser amigável, tem que ser amigo" e pautar crianças, numa sociedade preconceituosa com a nossa. No conto "Plutão", o melhor na minha opinião, nos mostra que o preconceito não nasce conosco, mas ele é encerido em nós conforme vamos crescendo, mostrando a pureza das crianças e como a sociedade é tóxica para todos. No desenvolver da história começamos a entender de onde vem a maldade por trás das crianças e do preconceito. E um livro muito bonito para os fãs de Extraordinário.


Título Original: Auggie & Me
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 317
Brochura 






Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário