Alguns segredos são capazes de arrastar você para o fundo.
Assim que li, há alguns anos atrás, a autora Paula Hawkins, com "A garota no trem", me encantei com seu modo de escrita, e em seguida ainda fizeram aquela adaptação maravilhosa com a Emily Blunt, para colocar a cereja no bolo. O livro é realmente incrível e a autora entrou para o meu ranking de escritoras favoritas; fazendo eu desejar "Em águas sombrias" desde o lançamento.
Uma cidade pequena. Um rio. Um trecho conhecido com "poço dos Afogamentos", pois muitas mulheres já haviam morrido naquele local, como uma adolescente há uns anos atrás. Dias antes de sua morte, Nel liga para sua irmã Jules, que a muito não via, que tinha ido embora da velha casa do Moinho, deixando seu passado pra trás para viver uma nova vida. A relação das irmãs porém era um tanto quanto fria. Alguns dias após sua última ligação para Jules, Nel é encontrada morta, afogada no Rio, no trecho dos afogamentos como tantas antes.
Tudo leva a crer de Nel se matou, e quando sua irmã chega a cidade para cuidar de sua sobrinha, que agora se via órfã, Jules volta ao seu passado que tanto se esforçou para esquecer. Nel poderia ter vários defeitos, porém Jules tem certeza que a irmã jamais se mataria, jamais deixaria sua filha.
Nel era escritora, e estava escrevendo um livro sobre as mortes de mulheres naquela parte do Rio, onde no passado, foi usado para matar bruxas e depois várias aparentemente se mataram ali. O passado das irmãs é um mistério que aos poucos vai se revelando e vai mostrar como as irmãs eram diferentes e como isso influenciou no relacionamento delas depois disso. Em contramão a polícia, Jules vai reunindo provas que de a morte da irmã não foi o que acham que é, e descobre que tudo tem haver com o seu passado.
Essa nova história de Paula Hawkins fala muito sobre o relacionamento das irmãs e com algo desencadeado no passado pode mexer tanto com o futuro. O livro toca em assuntos como o machismo e como tudo sempre é culpa da mulher, tendo culpa mesmo depois de morta. O final do livro tem certa semelhança com o final de Garota no trem (não tão parecido), mas que funcionou melhor no primeiro, tendo um contexto um pouco melhor, por isso o primeiro livro dela ainda é meu favorito. Porém isso não quer dizer que Em águas sombrias seja ruim, é muito bom e bem construído, o outro plot twist apenas me impactou mais do que esse. A autora já estabeleceu um modo de escrita próprio, só espero que isso não a torne repetitiva.
Título Original: Into the water
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 362
Brochura

Nenhum comentário:
Postar um comentário