Como uma boa distopia, a história começa após o mundo como conhecemos ter ruido completamente, num futuro já distante, o território onde já foi conhecido como Costa Oeste dos Estados Unidos, hoje é conhecida como República e vive em constante guerra com seus vizinhos, as Colônias.
"Você consegue um número perfeito de 1500 pontos. Ninguém jamais alcançou essa contagem...
Se você marca entre 1450 e 1499, pode se dar um tapinha nas costas, porque você vai ter acesso instantâneo a seis anos de ensino médio e depois quatro anos nas melhores universidades da República...
Se você consegue uma boa marcação, entre 1250 e 1449 pontos, frequenta o ensino médio , e em seguida o enviam para a faculdade, nada mau.
Se você só consegue marcar entre 1000 e 1249 pontos, o congresso o impede de frequentar o ensino médio, e você passa a fazer parte dos pobres."
Na República (onde se passa a história), comandada por militares, para saber onde você se encaixa nessa nova sociedade, aos 10 anos você faz uma prova que decide o que você fará para o resto da vida, o seu emprego. Porém como uma sociedade desigual, os mais ricos, filhos de militares tem sempre as melhores oportunidades, por virem das melhores escolas, e os mais pobres tendo menos preparo para a prova que define sua vida, perpetuando o velho ditado "o de cima sobe e o de baixo desce".
No meio de toda essa desigualdade está Day, um garoto nascido nas favelas de Lake e que agora tem 15 anos mas que aos 10 não se encaixou em nada na sua prova e para não ser morto teve que fugir ficar longe de sua famÃlia, porém Day sempre foi muito habilidoso e malandro, conseguiu sobreviver através de furtos de cometia, roubando os ricos, e ainda dividindo seus roubos com os pobres, uma espécie de Robin Hood moderno.
Na outra ponta da história está June, uma menina que 15 anos da capital, seus pais militares morreram quando ela ainda era uma criança e que hoje em dia vive com seu irmão mais velho na capital. Com sua famÃlia muito rica mesmo depois da morte dos pais, June conseguiu a pontuação máxima em sua prova, e hoje em dia estuda na melhor faculdade para ocupar um dos melhores cargos da República, mesmo tão jovem. June sempre foi um prodÃgio e foi chamada para começar na força militar aos 15. Seu irmão, mesmo que não tenha feito a pontuação máxima em sua prova, conseguiu uma boa pontuação e também exerce um bom cargo na República.
Day é um ladrão mais procurado pela República, mesmo que ninguém de fato saiba como é seu rosto, pois o garoto é realmente muito habilidoso, mas eles sempre sabem quando foi o garoto. O fato é, Day nunca matou ninguém, mas é quando durante uma fuga dele de um hospital, um militar é assassinado, o irmão de June é morto, o irmão da menina prodÃgio da República. Esse é o momento que o caminho dos dois começa a se cruzar e quando June promete ir até onde for preciso para vingar a morte do seu irmão e ir atrás do acusado de mata-lô, mesmo que se saiba muito pouco do criminoso. Isso ao mesmo tempo em que a República luta contra os inimigos das colônias numa guerra.
Legend está aà para os órfãos de uma boa distopia, como foi Jogos Vorazes e Divergente, a editora Rocco, famosa pelas outras duas gigantes do gênero, também nos trás outra incrÃvel história de como uma sociedade fica após o caos total. O livro não foge muito disso que os leitores já conhecem do gênero, sendo bem parecidos com seus antecessores. Seus direitos foram vendidos para para um estúdio, porém o projeto foi abandonado, provavelmente pelo fracasso do último filme da saga divergente, mas nada impede que eles retomem com o projeto já que são os detentores dos direitos, ou pelo menos que vendam os direitos para veÃculos como a Netflix. Para isso basta que os fãs mostrem que realmente querem que o projeto vá pra frente. Legend é o primeiro livro de uma trilogia.
TÃtulo Original: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 255
Brochura
Nenhum comentário:
Postar um comentário