"Sempre que algo de ruim acontece com a gente, uma coisa boa acontece. Normalmente com outra pessoa. Essa é a Sorte do Agora. Precisamos acreditar. Precisamos. Precisamos. Precisamos."
Mas um livro dessa incrível autor, Matthew Quick. Para quem não sabe, Matthew, escreveu livros magníficos com O Lado bom da vida, Perdão Leonard Peacock e Quase uma Rockstar. Gosto muito da escrita e das histórias desse autor, pois ele consegue fazer um livro bom, reflexivo, profundo e que ao mesmo tempo é fácil de ler e bem curtinho, dando até para ler ele todo de uma 'tacada' só.
"E o que é a realidade senão a forma como nos sentimos sobre as coisas?O que mais importa no fim do dia, quando nos deitamos na cama sozinhos com nossos pensamentos?"
A sorte do agora trás a história de Bartholomew Neil, um homem de quase 40 anos, que ainda morava com sua mãe até a sua morte e depois que ela morre ele se encontra completamente perdido, pois dependia da mãe para muita coisa. O livro todo é narrado por Bartholomew através de cartas que ele escreve para o ator Richard Gere, pois após a morte da mãe, ele encontra uma carta que ela escreveu para o ator, e em seus últimos dias ela só o chamava de Richard, havia de ter alguma ligação nisso tudo. Acreditando que Richard pode ajudá-lo nesse momento difícil, Bartholomew escreve cartas bem íntimas para o ator que é um homem muito bom apesar dele ser Budista e Bartholomew Católico.
"Nós quatro estamos em pontos cruciais da vida. O milagre de termos nos encontrado e de estarmos aqui e agora, juntos, é mesmo extraordinário."
Além das cartas, Wendy, uma conselheira de luto também ajuda Bartholomew nessa fase difícil de sua vida, além do Padre McNamee, que desiste da sua vida na igreja e agora vive com Bartholomew, e vive bebendo e rezando. Mas a vida do nosso protagonista dá uma verdadeira virada quando ele decide ir com o ex-padre agora alcoolatra, a "meninatacária" (menina cujo ele não sabe o nome, que trabalha na biblioteca e cujo ele está apaixonado) e um amante de gatos, para o Canadá, tentar achar seu verdadeiro pai.
"Lembra-se do hematoma no pulso na semana passada? Ela não estava jogando softbol, sussurrou você, Richard Gere, na minha mente. Ela precisa de ajuda. Essa mulher precisa ser salva."
O livro além de ser uma aventura incrível, ainda nos faz pensar bastante. Com essa temática sempre presente nos livros do Matthew Quick, alguma doença mentar, nesse caso o transtorno bipolar, também faz algumas críticas as perdas que sofremos e como, de uma forma bem humana, lidamos com isso e até a violência doméstica. Cada frase nesse livro é um verdadeiro soco na cara, que nos trás a realidade e põe nossos pés no chão de uma forma espetacular. Um livro bem profundo escrito de uma forma bem simples e fácil de entender, um livro leve, porém com duras críticas, que vai fazer você viajar, se divertir e refletir, tudo isso em menos de 230 páginas.
"A novos começos, por mais estranhos que possam ser", disse Padre McNamee, erguendo a taça.
Título Original: The Good Luck of Right Now
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 221
Brochura
Nenhum comentário:
Postar um comentário