[RESENHA]: Jogador Nº1

Três chaves escondidas abrem três portões guardadosE três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliadoQuem demonstrar ter os exigidos predicadosChegará ao fim, onde o prêmio será alcançado

Num cenário futurístico, o ano é 2044 e o mundo como conhecemos está um caos, pior do que o que estamos vivendo agora. O lixo tecnológico fez com que as pessoas começassem a viver em meio a pilhas de computadores, celulares, carros e etc; vivendo em meio a essa situação, algo com em wall-e. Porém, como modo de fugir dessa realidade nem um pouco agradável, um homem chamado James Halliday inventa o que seria literalmente uma vida virtual, onde você vive, estuda, trabalha e faz praticamente tudo; tudo o que é possível fazer em uma realidade virtual. Esse novo mundo, onde há vários outros mundos, num lugar que é infinito, é chamado de OASIS. Com inspiração total nos anos 80(anos da infância inesquecível do criador do jogo), há várias referências, como programas de televisão, filmes, jogos, livros; tudo que o criador mais amava estava incorporado em seu mundo.

É justamente quando o criador do OASIS morre que tudo começa a acontecer. Halliday viveu os últimos dias de sua vida isolado em sua casa, tendo contato com pouquíssimas pessoas, sem esposa ou filhos; sem herdeiros e sem ter para quem deixar sua inimaginável fortuna, Halliday surpreende a todos, quando pouco tempo depois de sua morte o site do OASIS surge com uma nova proposta para os jogadores. James deixou um easter-egg dentro do jogo e a primeira pista para os jogadores tentarem decifrar para tentar achar. O jogador que chegasse a última fase, desvendassem todos os mistérios e achar o easter-egg, além de ganhar toda a fortuna incalculável de Halliday, ainda ganharia controle total da empresa OASIS.

Jogadores de todo o mundo faziam de tudo diariamente para para tentar desvendar seu primeiro enigma, mas nada de encontrarem, o OASIS de uma forma digital, era infinito, maior que Minecraft, até então ninguém tinha desvendado absolutamente nada, existiam forúns com os caçadores de recompensa, grandes empresas que estavam atrás dessa fortuna, que contratavam funcionário apenas para caçar o tal easter-egg, mas eis de cinco anos após o inicio do programa, quando os caçadores já estavam ficando desmotivados da procura, o nome de um menino aparece como primeiro lugar no site. Wade, no jogo como Parzival, achou a primeira pista.

O livro é carregado de referências a cultura nerd, principalmente dos anos 80; mas por mais que tenha muito de video game e anos 80, as semelhanças com Stranger Things acabam aí. Tirando a história de vida do personagem principal, o Wade/Parzival, que achei o auge do clichê, o livro em si é muito bom, bem diferente de tudo que já li na vida. Uma história de aventura muito boa, principalmente pra quem gosta de video game, mas agrada também as pessoas que como eu, que não são muito ligadas nesse mundo. O livro flui muito bem,  tem bastante diversidade fazendo umas críticas muito boas, principalmente em como tratamos da tecnologia. Recomendo o livro pessoas de 8 a 80 anos, que gostem desse gênero de livro.

Além de tudo isso o livro vai ter adaptação para o cinema, e tem como diretor, ninguém menos que Steven Spielberg e tem data de lançamento para 29 de março de 2018 no Brasil, seguem abaixo pôster e trailer do filme:







Título Original: Ready Player One
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Páginas: 462
Brochura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Um comentário:

  1. Eu amei esse filme. Eu gosto muito da obra do Spielberg, ele sempre nos surpreende com ótimos trabalhos e também curti muito a adaptação. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia sabia que devia vê-la. Excelente filme! Tinha escutado muitos elogios e depois de ver devo de dizer que realmente essa animação é excelente e muito criativa. O filme é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura, como todos os filmes do filmes steven spielberg . Filme maravilhoso em todos os aspectos. Tem uma grande animação e uma trilha sonora muito bem elaborada. É um filme feito para crianças, mas seguramente vai agradar aos adultos. Recomendo a todos, vale muito a pena.

    ResponderExcluir