[RESENHA]: Deuses Americanos #1


O livro foi lançando originalmente em 2001 lá fora e em 2002 aqui no Brasil pela editora Conrad. Em 2011, 10 anos após seu lançamento,  ele foi relançado a edição preferida do autor (Neil Gaiman), e lançado essa versão no Brasil pela intrínseca  em 2016. A resenha a seguir será feita em cima dessa edição preferida do autor.

Deuses são reais se acreditam neles.

Shadow, está a dias de cumprir sua sentença, quando é revelado que ele sairá uns dias mais cedo da prisão pois sua mulher sofreu um acidente e não resistiu. Sem parecer muito perturbado, nosso personagem principal, sai da prisão ainda sem rumo do que será sua vida. Em sua viagem até sua cidade, Shadow conhece um senhor que o oferece um trabalho, porém a proposta de Wednesday é meio bizarra e misteriosa. Ao chegar em casa, Shadow descobre que não apenas sua mulher morreu, mas que também seu melhor amigo morreu, melhor amigo que o tinha prometido um emprego na sua academia e pra piorar a situação eles morreram num acidente de carro no qual Laura Moon (esposa de Shadow) o traia com o melhor amigo dele.

Sem nenhum rumo e sem ter o que fazer ou para onde ir Shadow resolve aceitar a proposta do Sr. Wednesday. Numa vibe road trip, Shadow começa a dirigir pelas estradas do interior dos Estados Unidos e aos poucos vai descobrindo no que ele se meteu. UMA GUERRA. Deuses antigos(ex.:Odin) estavam perdendo cada vez mais espaço para Deuses novos(ex.:Internet), e no meio dessa loucura Shadow vai ajudar Wednesday a reunir Deuses antigos de todas as crenças que chegaram a America para lutar ao seu lado nessa batalha. Além dessa história, o livro intercala capítulos com pequenos contos de Deuses quando chegaram a America, o que deixa o livro bem mais interessante.


A temática do livro ao todo é bem interessante, porém não foi muito bem aproveitada, com capítulos grandes demais e arrastados demais, com muitas coisas que não complementariam a história em nada. Muita informação mas nem tudo é importante o que acaba deixando a leitura menos fluída, o que não tira a importância de grandes cenas no livro que são realmente muito boas. Porém na minha opinião, o livro poderia ter facilmente umas 200 páginas a menos, mas fazer o que? É a versão preferida do Neil Gaiman, mas que lá pela metade do livro dá aquele sensação de "acaba logo por favor!"

Mesmo o livro sendo relativamente antigo, tendo sua primeira edição sendo lançada em 2001, Neil Gaiman já revelou que Deuses Americanos terá sequencia, e que o segundo focará mais nos Deuses novos. E há boatos que a série teria 5 livros, o que nos resta é esperar para ver o que vai acontecer, por enquanto sem data prevista para nenhum outro lançamento.

Deuses Americanos deve sua adaptação e virou uma série e saiu pelo serviço de streaming da Amazon, a Amazon Prime. Com oito capítulos, a série nos entrega um ritmo muito diferente do livro, uma coisa muito mais rápida, com mais ação, uma verdadeira superprodução. Segue abaixo o pôster e o trailer.




Título Original: American Gods
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 574
Brochura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário