[RESENHA]: Os Goonies


Goonies é um clássico filme dos anos 80, criado pelo Steven Spielberg, e que marcou gerações, influenciando muito do que a gente vê hoje, como Stranger Things por exemplo. A editora DarkSide nos presenteou com essa edição incrível do livro do filme, escrita pelo James Kahn. 

Esse era nosso grupo. Não muito bagunceiro, mas também nada demais nunca tinha acontecido por aqui. Até a primavera passada, quando sabendo que o Country Club Hillside era dono da maior parte da terra e de todas as casas em nossa área nas Docas Goon, tudo estava "hipotecado" e eles iriam "executar a hipoteca" em breve. Quer dizer: tomar tudo de volta e destruir para construir um campo de golfe ridículo no lugar exato onde moramos."

O livro acompanha a história de um grupo de garotos nos anos 80 que viviam no interior dos Estados Unidos; tristes com a notícia que suas casas serão demolidas para a construção de um grande campo de golfe os meninos decidem fazer alguma coisa a respeito para evitar que se separem. Um dia antes de terem que se mudarem, em meio a toda a arrumação eis que os meninos acham no meio das coisas do pai de Mikey Walsh(o livro se passa na perspectiva dele), que trabalha num museu, um mapa do tesouro, que pertence a Willy Caolho. O que eles não sabiam é que essa aventura mudaria suas vidas para sempre.


"Eu acho que não podemos voltar atrás." 

Mikey, Gordo, Bocão e Dados, conhecidos na vizinhança como Os Goonies, resolvem ir atrás do tesouro que podem salvar o lar de todos eles. Nisso os quatro pegam suas bicicletas e vão atrás do tesouro, o problema é que a entrada da caverna na qual se encontra o tesouro está sob um restaurante que pertence a criminosos fugitivos da polícia, a perigosa família Fratelli, que depois que descobrem que embaixo de sua propriedade se encontra um tesouro perdido, resolvem se livrar das crianças e ficarem com o ouro, isso sem contar os perigos que o próprio Willy deixou para dificultar que encontrassem o seu precioso tesouro. E o entorno disso o livro vira uma imensa caça ao tesouro recheado de adrenalina.

O livro/filme mostra principalmente o poder da amizade e como ela pode superar qualquer coisa, mesmo os personagens tendo personalidade tão diferentes, eles enfrentam toda as diferenças em nome da amizade. Vemos também muito de como era a vida das crianças nos anos 80, assim com em IT, Conta Comigo e até mesmo em Stranger Things, em como as crianças faziam quando toda essa tecnologia que temos hoje não existiam, e como as crianças se divertiam, em como é crescer brincando na rua. Mas com certeza Goonies não é um filme/livro que se fariam nos dias de hoje, que por mais que fossem se passado por crianças, é cheio do politicamente incorreto, assim como em Conta comigo, onde as crianças xingam, fumam e coisas deste tipo. Porém ainda assim é um clássico que não perde o seu valor, o filme que passou milhares de vezes na sessão da tarde e que mora no coração ainda de muita gente, principalmente quem viveu sua infância dos anos 80. 



"Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,No céu e no inferno e na guerra nuclear,Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,No campo ou na cidade, na floresta, onde for,Eu me declaro um companheiro GoonyPara sempre, sem temor.
- O JURAMENTO GOONY

Título Original: The Goonies
Autor: James Kahn
Editora: DarkSide books 
Páginas: 240
Brochura/Capa Dura

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário