Nessa história iremos conhecer Eliza Caine, uma jovem humilde que acabará de perder o pai. Sem amigos e sem família, ela se vê sozinha no mundo.
"Foi somente naquele momento, sem papai, que me ocorreu quão sozinha eu era."
Com o misero salário de professora que recebe na escola de meninas, acaba sendo impossível se sustentar, e ainda pagar o aluguel da casa onde morou a vida inteira. Sem muita escolha, Eliza começa a procurar emprego. Em um jornal acaba achando um anúncio de uma propriedade em Gaudlin Hall, ao leste da Inglaterra, que requisitava urgentemente uma governanta, para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças da casa. Apesar de estranhar a falta de informações como, quantas crianças seriam, e a idade de ambas, ela acaba ficando sem muita escolha, já que precisava de um novo lugar para morar.
"Será que eu deveria ter esperado mais antes de tomar minha impetuosa decisão de ir embora? Talvez. Mas não estava com a cabeça no lugar, tão abalada que fiquei pela tristeza que tomou conta de mim."
Sendo assim, Eliza envia uma carta dizendo que está interessada na vaga, e antes mesmo do esperado, recebe uma resposta dizendo que foi aceita no emprego. Simples assim, sem entrevista ou qualquer outra coisa. Estranhando cada vez mais tudo o que acontece, Eliza parte para seu novo emprego.
"Ser governanta de sabe-se lá quantas crianças, para uma família que não tinha nem enviado um representante para me entrevistar antes de oferecer o cargo. Tola. Você poderia ter ficado. Poderia ter vivido uma vida feliz."
Desde o primeiro momento que chega à cidade coisas estranhas começam a acontecer com Eliza. Começando pelo fato de ter sentido duas mãos a empurrando para frente do trem, mas quando olhou para trás não havia ninguém. Quando finalmente chega em Gaudlin Hall é recebida por uma criança, na verdade, duas crianças, ambas para qual foi contratada para educar, Isabella Westerley e seu irmão mais novo Eustace.
" - Você pode chamar o adulto da casa? Para meu espanto, sem se mover nem um centímetro de onde estava sentada, Isabella abriu a boca e soltou um grito extraordinário e arrepiante. Ou melhor, achei que fosse um grito, até perceber que, na verdade, ela tinha berrado meu nome. Eliza Caine."
Eliza está muito confusa e também cansada da longa viagem. Acha que está entendendo tudo errado e que na manhã seguinte tudo estará mais claro e será resolvido. Conheceria enfim seus patrões e perceberia que tudo passou de uma brincadeira. Só que as coisas não funcionaram tão bem assim.
"Fechei os olhos e suspirei, esticando meu corpo, minhas pernas descendo e descendo por baixo das cobertas...até que duas mãos agarram meus tornozelos com força, os dedos apertando meus ossos com agressividade conforme me puxaram para baixo na cama e eu perdi o ar."
E esse é o início do novo trabalho de Eliza, ela nunca poderia suspeitar que seu novo emprego seria tão estranho e até mesmo mortal. Algo na casa tenta ferir Eliza constantemente, uma presença invisível (e talvez imaginária) que a faz se sentir em perigo. No vilarejo, ela tenta ir atras de respostas para a falta de adultos na casa e onde estão os pais da criança, mas quando ela diz as pessoas que é a nova governanta de Gaudlin Hall, todos fazem expressões de espanto e se afastam dela. Eliza teme por sua vida e a das crianças, mas quando fica sabendo que não é a primeira governanta das crianças em Gaudlin Hall e descobre o destino que suas antecessoras tiveram, ela deseja nunca ter visto aquele anúncio no jornal.
Para saber como essa história arrepiante termina, adquira seu exemplar desse livro fantasmagórico. Se você já leu esse livro e tem vontade de ler outros livro do autor, você irá encontrar uma grande variedade de obras dele na editora Companhia das Letras.
Título original: This House is Haunted
Editora: Companhia das Letras
Autor: John Boyne
Páginas: 291
Brochura
Nenhum comentário:
Postar um comentário