[RESENHA]: Onde cantam os pássaros


 Decidi começar com um dos livros que mais mexeu comigo em muito tempo, e uma das melhores leituras do ano pra mim. 

“Onde cantam os pássaros” foi escrito por Evie Wyld e publicado pela editora Darkside. Pra quem não conhece, a Darkside é aquela editora que deixa a gente babando com as capas maravilhosas e um trabalho de edição impecável, e eu posso garantir: o conteúdo não fica nem um pouco para trás.

Com uma narrativa não-linear e em primeira pessoa, o livro “Onde cantam os pássaros” conta a historia de Jake, uma solitária criadora de ovelhas que possui um passado sombrio. Alternando os momentos da história a cada capitulo, você conhece o passado e presente de Jake simultaneamente, e é impossível dizer qual faceta de sua vida o deixará mais instigado: os eventos dramáticos que marcam não só a sua experiência, mas também as cicatrizes em suas costas; ou o misterioso sumiço de suas ovelhas, cuja carcaça aparece abandonada e bizarramente destrinchada.



Reservada, dura e até antissocial, Jake se depara com um problema: alguém está invadindo sua fazenda. Uma a uma e frequentemente, suas ovelhas estão desaparecendo. Tudo o que ela encontra (quando encontra) são seus restos mortais ensanguentados e disformes. Mas o mais estranho é o estado do cadáver: estripado demais para ter sido causado por uma raposa, anormal demais para ter sido causado por uma pessoa. Ela já viu adolescentes nas imediações de suas terras, e imagina que estão fazendo isto por farra. Mas o que explicaria, então, os vultos que cruzam a floresta vez por outra e os barulhos que às vezes escuta na calada da noite?

Mediante esta tensão, seu penoso passado vai se revelando. Pouco a pouco você descobre quem é Jake, como ela chegou até ali e quais infortúnios que lhe aconteceram para ficar como ficou. Fisicamente. Emocionalmente. E com tantos fardos para carregar, estaria Jake vivendo reflexos de paranoia por conta de sua vida conturbada, ou há, de fato, uma presença maligna à espreita? Qual pesadelo é pior de ser vivido? O medo do futuro ou o medo do passado?

Um dos pontos mais fortes deste livro foi a forma que a autora escolheu para narra esta história. Já havia lido outras cujo personagem passou por muitas provações, mas nunca antes tais experiências me foram descritas de forma tão verossímil, tornando possível visualizar, até mesmo sentir a dor, o sofrimento, e o endurecimento que uma vida dura pode causar. Não é dessas histórias que te imploram para chorar. Esta é contada com toda dignidade e frieza de um bom conto terror, sombrio e melancólico na medida certa.

Por ser uma narrativa não-linear, com a qual eu não estava acostumada, confesso que no inicio tive certa dificuldade para entender o desenvolvimento da história, mas acredite em mim quando digo que isto é uma grande vantagem deste livro. No momento em que cai a ficha, aquele momento mágico em que você entende o que está acontecendo e tudo finalmente faz sentido, a história fica ainda mais maravilhosa de se ler. Não é um livro fácil, não é um livro pra quem não tem estômago. Ou seja, é o livro perfeito para quem gosta de um terror do tipo dramático (não do tipo sanguinolento), pra quem gosta de desafios e pra quem se propõe a novas experiências. Eu tinha acabado de ler um romance simples quando peguei “Onde cantam os pássaros” para ler, e foi uma das melhores surpresas literárias da minha vida. Arrisque-se. Pode ser a sua, também.

J.

Título Original: All the birds, singing
Autor(a): Evie Wyld
Editora: Dark Side Books
Páginas: 320
CAPA DURA

Paulo Henrique

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

2 comentários:

  1. A cada resenha que leio sobre esse livro eu fico mais curioso para lê-lo. A DarkSide se supera não só com suas capas, mas com os livros publicados também, as histórias maravilhosas. A ideia de dedicar a editora apenas para a fantasia e o terror, é o que torna a DarkSide uma das minhas editoras favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só sua, é a editora favorita de muita gente, inclusive a nossa rsrs

      Excluir