[RESENHA]: Fundação


                                        


   “A destruição de Trantor não é um acontecimento fechado em si mesmo, isolado no esquema do desenvolvimento humano. Ele será o clímax de um intrincado drama que começou séculos atrás e que está se acelerando constantemente. Refiro-me, cavalheiros, ao declínio e queda do Império Galáctico.” – Seldon, Hari

   Descobri este livro por acaso, vasculhando alguns livros na livraria que trabalho, acabei descobrindo o box da Fundação, quando fui ler sua sinopse, fiquei curiosa pela estória deste livro, ele foi eleito em 1966 como a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, tendo Senhor dos Anéis como concorrente! Tinha que dar uma chance para este livro.

   Fundação é uma Space Opera, ou seja, uma aventura que ocorre no espaço. Alguns milênios no futuro, o ser humano já colonizou a Via Láctea, tendo o planeta Trantor como sede do governo imperial, e este sendo o poder absoluto nessa galáxia, ou melhor, era até entrar em declínio, que é o evento que desencadeará nossa estória.

 ​A violência é o último refúgio do incompetente.” Hardin, Salvor
   Hari Seldon, um matemático e psicólogo, através da psico-história, estudo capaz de prever acontecimentos futuros através da matemática, prevê que o Império Galáctico, apesar de sua grandeza, está em um lento processo de queda, que não poderá ser evitado e causará um retrocesso da sociedade e do conhecimento, resultando em uma era de caos que irá durar por 30.000 anos até que um segundo império possa ressurgir, mas nem tudo é ruim, através do Plano Seldon, todo o conhecimento seria reunido em uma enciclopédia e esse período de desordem seria encurtado e duraria “apenas” 1.000 anos. A Comissão de Segurança Pública vê as afirmações de Seldon como perigosas e ele é considerado como traidor, sendo julgado pela mesma, mas como não queriam que ele acabasse se tornando um mártir, já que ele possuía milhares de apoiadores em seu projeto, foi decidido que todos fossem  exilados em Terminus, planeta pobre de recursos que ficava em um sol isolado.

   Quase meio século depois, os habitantes do planeta já estão trabalhando a todo o vapor para reunir o conhecimento que estaria se perdendo no mundo afora, mas problemas começam a surgir, reinos vizinhos começam a entrar em conflito e um deles, Anacreon, vê Terminus como ponto estratégico.
Anselm haut Rodric é enviado a Terminus para tentar convencer pacificamente os líderes de Terminus a se tornarem uma base militar, mas o pedido é negado e há a promessa de que haverá a tomada do planeta por força.

Nesse mesmo tempo, a Fundação da Enciclopédia completa seus 50 anos e é aberto um cofre do tempo que contém palavras do grande planejador, Hari Seldon, e nelas, os habitantes do planeta descobrem que a criação da enciclopédia era apenas uma farsa e que ela devia ser deixada de lado, o verdadeiro propósito deles é fundar o Segundo Império Galáctico, mas não antes de pensar em um meio de um planeta sem armamentos conseguir resistir as investidas de um reino que tentará de tudo para conseguir o que deseja.

                                            

                           ​Título: Fundação
                        ​Autor: Isaac Asimov
                            Editora: Aleph
                            ​Páginas: 240
                                                                Brochura 

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário